História
AMAROK V6
A Amarok V6 é um modelo Global da Volkswagen introduzida no Brasil em 2018, usando o motor 3.0 TDI EA897 Gen2

EA 897 Gen II
O Motor EA897 Gen II chegou no Brasil desenvolvendo 225 cv de potência e 56,1 kgfm de Torque nos anos/modelo 2018 a 2021, e 258 cv de potência e 59,1 kgfm de Torque nos anos/modelo 2021 ate atualmente, a partir de 2021 o gerenciamento eletrônico do motor acrescentou um OverBoost de 14cv controlado eletrônicamente em determinas faixas de velocidade e rotação elevando a potência para até 272cv.
​
No exterior esse motor é amplamente utilizado em Veiculos AUDI, Porsche, Volkswagen conhecido com o 3.0 TDI
​
a DIAGTECH possui diversas especializações no motor EA 897, incluindo treinamentos na Volkswagen Academy, em Wolfsburg na Alemanha.
Sistema Elétrico de Alimentação
O moderno Sistema elétrico da Amarok V6 necessita de bateria com capacidade mínima de 620 amperes de Corrente de partida à frio (CCA), este sistema elétrico possui diversos pontos de aterramento com características de defasagem criada por acumulo de poeira, Óleo, Zinabre e Corrosão, a DiagTech utiliza Osciloscópio para analise da defasagem destes pontos de aterramento que podem criar leituras incorretas de sensores e atuadores, gerando falsas falhas e trabalho incorreto do motor e seus componentes.
O Alternador é do tipo pilotado, ou seja, eletrônicamente gerenciado, faz o carregamento da bateria utilizando sensores, como sensor de temperatura do próprio alternador, sensor de temperatura da bateria (desde que seja uma bateria de marca premium), sensor de % de carregamento, ao longo do uso dos componentes elétricos e eletrônicos do carro o módulo de conforto repassa as informações pro alternador via rede CAN destes usos e ele adapta valores de tensão e corrente.


Sistema Eletrônico do Motor
O Motor EA897 é gerenciado eletrônicamente por um módulo ECU Bosch EDC 17, um dos módulos de controle mais modernos do mercado, e conta com dezenas de sensores e atuadores para melhor gerenciamento, a DiagTech possui os mais avançados equipamentos de diagnóstico e conhecimento no gerenciamento deste motor, alem de contar com Osciloscópio e transdutores de analise profunda.
Sistema de Combustivel
A Amarok V6 trabalha com o sistema Common Rail, onde uma bomba de combustível dentro do tanque recebe uma corrente elétrica e pressuriza o combustível até a bomba de alta pressão, a bomba de alta pressão por sua vez transforma o combustível de baixa pressão (~5 Bar) em combustível de Alta Pressão (~2000 Bar), esse combustivel sob alta pressão é então armazenado em 2 acumuladores chamados de Tubo Rail, onde suas derivações são os bicos injetores.
No caso do EA897 a bomba de Alta Pressão compativel é a bomba Bosch CP4.2, uma bomba modular com acionamento via corrente, uma das características dessa bomba é a necessidade de maior manutenção e inspeção preventiva, aqui na DiagTech possuímos um laboratório de analise preventiva e preditiva da bomba CP4.2, com uso de analisador microscópico do conjunto e de transdutores de ressonância.


Injetores de Combustivel
A injeção de combustivel na camara de combustão é feita via injetores Bosch Piezo elétricos, considerados de maior eficiência atualmente conseguem até 7 ciclos de injeção em um unico periodo de admissão.
Estes injetores requerem analise preditiva e preventiva recorrente para garantir o bom funcionamento e desempenho, aqui na DiagTech fazemos a analise profunda dos injetores e seus ciclos de injeção com o uso de Osciloscópio e Equipamentos de diagnóstico especializados.